Euroyouth


Avenida Miguel Bombarda, 1, 1º esq.
1000-207 Lisboa - Portugal
info@euroyouth.org
Tel: (+351) 21 8870030

Gestão Projectos nas Escolas Portuguesas
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Porquê sistematizar e aplicar a metodologia de Gestão de Projetos nas escolas? Descubra os materiais da GP e participe neste projecto!

O projeto PIA 2 está agora na primeira de duas fases de implementação: 

 1. Análise crítica e adaptação à realidade portuguesa dos materiais produzidos pela ITB;
2. Fase de teste da metodologia da GP em escolas portuguesas.

Para a análise dos materiais, a EUROYOUTH conta com um conjunto de experts a nível nacional, desde representantes de escolas profissionais, a municípios e instituições ligadas à educação e formação, cujo seu papel é fundamental na análise dos materiais e contributos sobre de que forma a metodologia de GP por ser adaptada e aplicada à realidade do ensino em Portugal.

O primeiro documento: “Currículo base: Gestão de Projetos”, foi analisado e adaptado pelo conjunto de experts e está agora disponível a sua última versão. Para aceder ao documento, aceda ao seguinte link (>>).

O projeto contará ainda com mais quatro documentos a serem analisados pelos expert

 1.Didactic Concept
2. Evaluation of Learning Success in Projects
3. Teacher Training Concept
4. Guidelines PM

Em baixo / Ver mais: Como participar no Projeto PIA 2Sobre o Projeto PIA 2. 

eu_flag_llp_en-011smallPIA2-Logosmall

 

Como participar no Projeto PIA 2

Se quiser participar no projeto enquanto expert ou se pretender que a sua escola participe na fase de teste, por favor, entre em contacto com a EUROYOUTH - Celina Santos ou Sofia Antunes - através do email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Para o efeito, deverá enviar por email uma pequena descrição do seu percurso profissional, em que escola(s)/instituição está atualmente envolvido/a e como encara este projecto no seu contexto.

Sobre o Projeto PIA 2

O Projeto PIA2 tem como objetivo proceder à transferência, adaptação e otimização da metodologia de “Gestão de Projetos” (GP) em contexto de Formação Profissional”, desenvolvida pela Universidade de Bremen e a GPM (Associação Alemã de Gestão de Projetos), que se debruça sobre conteúdos de aprendizagem e a metodologia de ensino da GP.

Depois do sucesso da aplicação desta metodologia de GP nas escolas de formação profissional de Bremen para apoiar o desenvolvimento de trabalhos por alunos, procurar-se por um lado, aferir da sua aplicabilidade (e adaptações necessárias) para ser utilizada na formação profissional em Portugal, por outro, perceber se GP em Formação Profissional favorece uma a capacitação e integração no mercado de trabalho.

Este projeto junta além do promotor do projeto, o ITB – Universidade Bremen, Alemanha, parceiros do Sul da Europa, nomeadamente Espanha, Itália e, claro, Portugal com a presença da EUROYOUTH e da AEVA – Escola Profissional de Aveiro.