Euroyouth


Avenida Miguel Bombarda, 1, 1º esq.
1000-207 Lisboa - Portugal
info@euroyouth.org
Tel: (+351) 21 8870030

PIA2 Newsletter #3
PDF Versão para impressão

 

França

Em França, a segunda etapa termina com a formação de formadores e o início da implementação do método PIA2 nas escolas. A tradução dos materiais didáticos está assegurada e o comité de supervisão do projeto está estabelecido. No que diz respeito às ações de disseminação, a equipa francesa publicou já um artigo e uma entrevista sobre as relações entre a GP e o setor económico. Durante o seminário em Montpellier, a Escola Secundária George Frêche apresentou o relatório do estado de implementação do PIA2 e estado de evolução do projeto dos estudantes intitulado de “Côte d’Améthyste”, que procura descobrir os produtos e bens da costa de Languedoc. Finalmente, os vários intervenientes, tanto a nível regional como nacional, foram mobilizados para facilitar a disseminação do projeto em França e colocar a Academia de Montpellier como ator principal do projeto PIA2 em França.

Itália

A entidade Training 2000 e a Província de Pesaro e Urbino, em cooperação com escolas secundárias locais, nomeadamente a “Polo Scolastico n.3” de Fano, IPSIA “G. Benelli” de Pesar e a ITCG “Corinaldesi” de Senigallia, têm levado a cado atividades de disseminação ao nível local e nacional, envolvendo vários grupos alvo. Algumas iniciativas atingiram não só o público em geral (página da Internet, publicações em plataformas digitais on-line, etc.), mas também públicos mais especializados dos setores educacionais e económicos.

As atividades incluem a participação em encontros e conferências, a publicação de dois artigos (em vários jornais, revistas on-line e websites institucionais), a disseminação da página da Internet do Projeto PIA2 e através do envio de newsletters via e-mail.

Iniciaram-se, nas escolas e centros de formação antes referidos, formações-piloto e, no curso para aprendizes, vai aplicar-se a metodologia de GP. Para além disso, o Instituto Profissional de Gestão Empresarial “A. Olivetti” está a criar uma comunidade online para partilhar ideias e experiências em GP entre professores e alunos.

O resultado das várias atividades descritas é uma rede muito eficiente na disseminação dos resultados do projeto.

form2barra···web.pia2.grupo.01

Portugal

A EUROYOUTH realizou a primeira formação de formadores em Portugal para que, no início de 2014 se possa iniciar o teste da Metodologia de Gestão de Projetos no Ensino Profissional.

Entre 30 de novembro e 1 de dezembro, e depois entre 14 e 15 de dezembro, a formação decorreu durante 30 horas, discutindo-se a definição da metodologia e das fases iniciais de planeamento geral, recolhendo novas ideias e propostas para a adaptação da metodologia à prática no contexto português, o planeamento detalhado e implementação da avaliação da gestão de Projetos foram os tópicos desenvolvidos nos dias 14 e 15 de dezembro, terminado a ação de formação com a planificação e construção de uma rede que garanta o acompanhamento da implementação do teste piloto.

Para a ação de formação e para a implementação do projeto-piloto, conta-se com a participação de 3 escolas parceiras e 10 participantes:

- Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior (AFTEBI)

- Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA)

- Escola Secundária de Santo André (ESSA)

web.pia2 essa.01· ·web.pia2.aveiro.02· ·web.pia2 afetbi.01

Prosseguindo a nossa viagem…

Agora é tempo de agir! Todos os materiais serão usados dentro da sala de aula. Chegou a vez de os formandos aprenderem, planearem e gerirem – serem Gestores de Projetos!

Nas escolas parceiras, os formandos vão trabalhar utilizando o guia adaptado para poderem planear um projeto real e obter os seus próprios resultados, o seu próprio produto. Finalmente, os professores/formadores vão avaliar o trabalho dos alunos utilizando os materiais previstos para a avaliação.

Próxima paragem: aprender fazendo, aprender com gosto!

Vamos a isso!